segunda-feira, 27 de maio de 2013

CONTEXTO EDUCACIONAL


CONTEXTO EDUCACIONAL

Gente, vamos pensar que "contexto educacional" está sendo entendido, aqui, em relação ao estágio, como tudo o que está "em volta" da aula. Tudo o que é possível de ser observado antes e depois da aula, no campo de estágio. Todos os dados que se podem obter sobre aquele local onde a aula ocorre. Onde estarão esses dados? Estarão no lugar onde acontece a aula? No respectivo bairro, cidade, estado, país? Estarão em outro (s) lugar (s)? Na internet?

Comentem esta postagem, dizendo que pontos vocês acham fundamentais na observação, para que possamos compreender tudo o que acontece dentro de um contexto educacional, e que interfere na aula observada.

Espero comentários de todos os alunos do estágio de observação em 2013-1.

Não tem problema repetir o ponto, cada um vai ter o seu jeito de entender cada um deles.

Está outra atividade on line vai nos ajudar, também, a definir o que observar, para vocês não ficarem "perdidos" durante as observações.

No aguardo.

Att
Davi - Estágio de Observação

5 comentários:

  1. Para mim, os pontos a serem observados dentro do contexto educacional seriam: A cidade em si, seu transito de veículos e pessoas e assim a localização da escola; seu espaço físico externo que comporta os alunos na chegada, saída e intervalo; como os sons se dão entre as salas de aula e suas interferências; como os alunos se relação entre si, a aula e o professor.

    ResponderExcluir
  2. Os pontos a serem observados dentro do contexto educacional, para mim são a cidade e seu contexto, como história, a situação da cidade e seus problemas, ah, e coisas boas também é claro,a situação do bairro e consequentemente da escola, publica ou particular, presidio, etc. A relação entre o número de crianças e o espaço da escola por exemplo, e o número de crianças em cada sala de aula. E também o número de professores, a relação entre eles, e da diretoria com eles. Como se dá a entrada e saída dos alunos, juntamente com a dificuldade por exemplo de se chegar até a escola por ser longe. A situação das escolas, presídios, projetos no sentido de sua preservação e organização, regras. Paola Mota.

    ResponderExcluir
  3. Acho que temos que observar o trabalho do professor com os alunos, a direção da escola, o espaço de trabalho, o comportamento dos alunos... Como a escola trabalha o Brinca? O estudar? O ensinar? Tem castigo? (...) A cidade e onde ela se localiza... Como é a relação de aluo professor e colegas? E a arte na escola?

    ResponderExcluir
  4. De um modo ou outro acredito que “tudo” acaba por atravessar o cotidiano escolar, tudo aquilo que de algum modo é do convívio do individuo que integra a instituição, sendo ele aluno, funcionário e professor. Desse modo cada integrante que compõe esse ambiente de forma direta ou não, contribui com sua parcela para o andamento da mesma. Sendo assim seria necessário entender um pouquinho mais de cada colaborador na tentativa de conhecer também um pouquinho da vida particular deles. Tentar saber se aqueles que estão ali gostam e também o porquê de estar ali, qual o proposito de estar ali. Essa aproximação, a meu ver, seria o que está em volta, o que está além da sala de aula, afetando de modo positivo ou não esse processo. A localização e a estrutura física também são outros fatores que refletem no contexto educacional.

    ResponderExcluir
  5. Considero que os contextos educacionais influenciam diretamente no objeto observado. Concordo com o Rafael quando ele fala que de certo modo "tudo" acaba atravessando o cotidiano escolar. É inevitável, pois observamos pessoas, e estas possuem histórias, criações e emoções diferentes.

    ResponderExcluir